Florescer

large (2)

“O segredo é não correr atrás das borboletas… é cuidar do jardim para que elas venham até você.” Mário Quintana

O que aprendi depois de tudo é que essa frase, usada por muitos como um consolo cheio de verdade, é um clichê mal aproveitado. Na verdade vai estar no mural de 92% das pessoas que partiram seu coração e estão em processo de reconstrução.  O que não é tão mal. Mas o que as pessoas não aprenderam, depois de tudo, é que não adianta atrair borboletas para encarcerá-las numa estufa. Um jardim bonito, mas que não lhe da a opção de outras paisagens.  

Meu jardim por vezes virou estufa com o passar do tempo e minhas borboletas murcharam todas, antes mesmo da primavera acabar. Não foi por maldade, mas talvez por ingenuidade e medo. Essas borboletas tão lindas no meu jardim que eu não as queria perder nunca. Mas não entendia que ao deixá-las na estufa eu também as estava perdendo. Sufocando pouco a pouco e acabando com seu ar radiante. E por mais que eu as oferecesse minhas melhores flores o que elas queriam era sair dali. 

Só mais tarde entendi que elas não queriam fugir de mim, precisavam apenas de luz, precisavam exercitar as asas, trazer pólen novo para casa, para que as minhas flores ficassem mais bonitas.  Dá para acreditar? Queriam ter apenas um jardim mais bonito.

Desde então minha estufa se desfez e virou um jardim de portas abertas. Não aprisiono borboletas, deixo que elas voem. Se forem minhas nunca voarão para tão longe, nunca esquecerão o caminho de casa.  E sempre trarão pólen novinho, para que eu floresça, junto com minhas flores. 

Artigo anterior
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Duque

     /  19 de Agosto de 2013

    Muiiiito lindo maari esse texto…um dos mais lindos que vc escreveu!!! Adoreei

    Responder

Deixe uma Resposta

